Saturday, February 11, 2012

50º aniversário da entrada do N.R.P. “Sagres” ao serviço da Marinha Portuguesa-50th anniversary of the entry N.R.P. "Sagres" the service of the Portuguese Navy.

O navio escola “Sagres” comemorou esta semana, dia 8 de Fevereiro, os 50 anos da entrada ao serviço da Marinha Portuguesa. Este Veleiro português esteve ancorado na doca de Alcântara.
As principais missões do “Sagres” são dar treino de Mar dos cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha Portuguesa, representação da Marinha e do país em portos estrangeiros e apoio a acções diplomáticas a órgãos de soberania quando estes se deslocam ao estrangeiro.
História do Navio
O actual navio escola Sagres foi construído em 1937, nos estaleiros Blom & Voss para desempenhar funções de treino aos cadetes da Marinha alemã.
No final da Segunda Guerra Mundial foi capturado pela Marinha americana e vendido por $ 5000 dólares, à Marinha brasileira em 1948. É então baptizado de Guanabara continuando a ter as funções de navio escola dos cadetes da Marinha brasileira até 1961.
No ano seguinte, em 1962, é vendido a Portugal por 150.000 dólares. A 8 de Fevereiro de 1962, é hasteada, no “Sagres”, a bandeira portuguesa.
Os símbolos do Navio
Brasão de armas
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A Cruz de Cristo (vermelho) foi utilizada nas velas (branco) dos navios portugueses a partir do século XV. Era o símbolo da Ordem Militar de Cristo, da qual o Infante D. Henrique foi "regedor e governador", desde 1420.
O ramo de carrasqueira (ouro) era o símbolo pessoal do Infante e exprime a tenacidade, a rusticidade e o desapego pelos bens materiais e honras fáceis.

O astrolábio náutico (ouro), embora ainda não utilizado durante a vida do Infante, representa a ciência e a instrução da arte de navegar que permitiu aos pilotos portugueses demandarem novos portos, novos continentes e novas ilhas.
O fundo azul, onde se encontram inscritos os motivos a ouro acima referidos, representa o "mar oceano" que, na esteira dos Descobrimentos Portugueses, une e deixou de separar.

Infante D. Henrique
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O infante D. Henrique, figura de proa do NRP "Sagres", foi o terceiro filho do rei D. João I e nasceu no Porto a 4 de Março de 1394. Ao longo da sua vida afirmou-se como o grande dinamizador da Expansão Marítima e dos Descobrimentos Portugueses.


Cruz de cristo
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A Cruz de Cristo é o o grande representante do “Sagres”eira vez utilizada nas velas dos navios da armada de PedroÁlvares Cabral. A cruz vermelha de hastes simétricas, vazada ao centro, era o símbolo da Ordem Militar de Cristo, fundada por D. Dinis em 1317, na sequência da extinção da Ordem dos Templários.
O infante D. Henrique foi, a partir de 25 de Maio de 1420, e até à data da sua morte, o «regedor e governador» da Ordem de Cristo, o que lhe permitiu ver ampliada a sua influência política e religiosa, bem como a disponibilidade financeira.
Sagres
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O Cabo de Sagres, localiza-se no extremo sudoeste de Portugal. Durante muitos séculos este Cabo, além da sua proeminência geográfica, tinha também a ele associada uma forte carga mítica, sendo mesmo conhecido pelos os Romanos como Promontorium Sacrum.
 D. Henrique por começou a interessar-se por Sagres, segundo está documentado, a partir de 1443. Por essa altura solicitou autorização para aí mandar construir uma vila, o que parece encontrar explicação no grande incremento que as viagens de exploração conheceram a partir de 1441.
 A localização geográfica de Sagres  permitia  aos navios que queriam entrar e sair do Mediterrâneo, quer a chegar ao Norte de África, ser uma espécie de porto de abrigo, onde as tripulações dos navios ancorados podiam esperar por ventos favoráveis que os levassem aos seus destinos.
Do cruzamento de tanta gente e de tantos saberes ligados ao mar, nasceu o mito da escola de Sagres. Nunca se conseguiu comprovar a sua existência real, mas o seu espírito continua até aos nossos dias
Curriculum vitae 
·         155 missões realizadas
·         3 viagens de circum-navegação 1978/79, 1983/84 e 2010/11
·         50 cursos da Escola Naval
·         6267 dias no mar, o equivalente a 17 anos fora de Lisboa.
·         580.540 milhas marítimas, o que equivale a 26,8 voltas ao mundo

English version

50th anniversary of the entry N.R.P. "Sagres" the service of the Portuguese Navy.

The training ship "Sagres" celebrated this week, February 8th, the 50th anniversary of entering the service of the Portuguese Navy. This Tall Ship  was anchored at Alcântara dock, at Lisbon.
The main missions of the "Sagres" are giving training of Sea Cadets from the Naval Academy, future officers of the Portuguese Navy, representing the Navy and the country in foreign ports and support for diplomatic action to organs of sovereignty when they travel abroad.
Ship’s history
The current trainning ship “Sagres” was built in 1937, the Blom & Voss shipyards to perform training functions for German Navy cadets.At the end of World War II was captured by U.S. Navy and sold for $5000 U.S.D, the Brazilian Navy in 1948. It is then named Guanabara still having the functions of the cadet training ship of the Brazilian Navy until 1961.
The following year, in 1962, is sold to Portugal for $150,000 U.S.D. The February 8, 1962, is flown in "Sagres", the Portuguese flag.
The Ship’s symbols
Coat of arms
The Cross of Christ (red) was used in candles (white) of the Portuguese ships from the fifteenth century. It was the symbol of the Military Order of Christ, of which Prince Henry was "mayor and governor," from 1420.
The branch of holm oak (gold) was the personal symbol of the Prince and expresses toughness, hardiness and detachment from material possessions and honors easy.
The nautical astrolabe (gold), although not used during the life of Prince, is the science and art of sailing instruction that allowed the Portuguese pilots demanding a new ports, new islands and new continents.

The blue background, which are inscribed the above reasons, the gold represents the "ocean" that in the wake of the Portuguese discoveries, links and left to separate.
Prince Henry
The Prince Henry, figurehead of the NRP "Sagres", was the third son of King John and I was born in Porto on March 4, 1394. Throughout his life asserted itself as the great promoter of the Seas and expansion of the Portuguese Discoveries.
Cross of Christ

The Cross of Christ is great  the "Sagres" threshing floor when used in the sails of the ships of the fleet of Pedro Alvares Cabral. The red cross of symmetric rods, hollow center, was the symbol of the Military Order of Christ, founded by D. Dinis in 1317, following the termination of the Templar Knights .
The Prince Henry was, as of May 25, 1420, until the date of his death, "the mayor and governor" of the Order of Christ, which allowed him to see expanded their political influence and religious as well as the availability of funds.
Sagres
The Cape Sagres, located in the far southwest of Portugal. For many centuries this Cape, beyond its geographical prominence, he was also associated with a strong mythical charge and was even known to the Romans as Promontorium Sacrum.
Prince Henry began to interest himself in Sagres, has is documented, in 1443. By that time there have requested authorization to build a village, which appears to explain the large increase in voyages of exploration known from 1441. The geographical localization Sagres allowed the ships who wanted to enter and exit, or the Mediteranium sea want to draw near to North Africa, being a kind of safe haven, where the crews of the ships anchored could wait for favorable winds that would lead them to their destinations.
From the crossing of so many people and knowlegde linked to the sea, the myth of the Sagres School was born. No one could ever prove its real existence, but its spirit lasted to our days.
Curriculum vitae
• 155 missions
• three circumnavigation trips 1978/79, 1983/84 and 2010/11
• 50 courses at the Naval
• 6267 days at sea, the equivalent of 17 years at sea.
• 580,540 miles at sea, which is equivalent to 26.8 times around the world.
Fontes/Sources:

N.R.P.. "Sagres"
http://sagres.marinha.pt/pt/Paginas/default.aspx

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