Wednesday, October 9, 2013

Museu de Marinha de Lisboa é para Todos


Localizado, em Belém, Lisboa, numa área envolvente estreitamente com Os Descobrimentos Portugueses, o Museu de Marinha conta-nos a história da relação de Portugal com o Mar. Fundado há 150 anos, este Museu foi pioneiro na acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Tudo começou em 1863, quando D.Luís I, o único monarca português a comandar um navio e grande entusiasta da oceanografia, decidiu legislar sobre a constituição de uma colecção de testemunhos ligados à actividade marítima em Portugal. esta  colecção reunia peças dos séculos XVI e XVII.

Em 1934, tiveram inicio as obras de construção o edifício, onde se localiza actualmente o Museu, no Mosteiro dos Jerónimos. Em 1948 Henrique Maufroy de Seixas doa em testamento a sua valiosíssima colecção particular, tornando-se o grande benemérito do Museu de Marinha.

Com a criação de todas as ferramentas legais, em 1959, deu-se início à instalação do museu, tal como o conhecemos hoje, nas alas poente e norte do Mosteiro dos Jerónimos.

A Colecção


O vasto acervo do Museu de Marinha abarca toda a história da navegação em Portugal. É possível ver instrumentos de navegação, figuras de proa de alguns Navios da Marinha Portuguesa, maquetas de importantes navios portugueses, como o Navio escola Sagres ou tipos de embarcações de pesca costeira, longínqua e fluvial. É também possível ver as Camarinhas reais, dos últimos monarcas portugueses, que pertenceram ao Iate Real “Amélia”. Num pavilhão destacado do Museu é também possível ver navios em tamanho real, é a chamada sala das galeotas onde podemos encontrar navios de tráfego fluvial e de pesca. É também neste pavilhão que vamos encontrar três hidroaviões, de entre os quais se destaca o “Santa Cruz III” , que completou a primeira travessia marítima do Atlântico Sul em 1922, feita por Gago Coutinho e Sacadura Cabral


As acessibilidades.

Sendo a principal missão do Museu de Marinha, a divulgação do seu acervo, houve una atenção especial com os visitantes com necessidades especiais. Assim foram eliminadas quaisquer tipo de barreiras que pudessem impedir a passagem de pessoas com problemas de locomoção. Para pessoas cegas ou com baixa visão têm à sua disposição um “ Percurso Táctil” ao longo da exposição permanente, onde os visitantes podem tactear 44 peças nas 6 áreas temáticas. O percurso é suportado por legendas em Braille e por dois catálogos em Braille e a negro para amblíopes.


A entrada na Exposição permanente é gratuita para pessoas com deficiência.


Fonte:


Contactos

Ten Gonçalves Neves
Tel.: 213620019
Fax: 213631987
E-mail : geral.museu@marinha.pt
Praça do Império, 1400-206 Lisboa

Localização GPS


 38°41'49.20"N
  9°12'29.03"W

Vídeos relacionados





















No comments:

Post a Comment