Saturday, May 14, 2016

Museu Marítimo de Ílhavo com acessibilidades



O Museu Marítimo de Ílhavo,dá conta, ao público, da relação os ílhavenses com o Mar,com a Ria de Aveiro e a Pesca do Bacalhau. Tem um aquário de Bacalhaus. Tem elementos que o tornam acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Tudo começou em 1937, quando um grupo de ilhavenses decidiu criar um museu que retratasse as suas raízes, os seus costumes, a sua etnografia regional. Em 2001 o Museu Marítimo instala-se no edifício onde hoje todos podem visitá-lo .
Toda a sua estrutura tem acesso a cadeiras de rodas. Existe um guia em Braille para visitantes invisuais.

A Pesca do Bacalhau

A região de Ílhavo desde há muito que está relacionada com a Pesca Bacalhau. Desta região várias gerações de pescadores partiram para a Terra Nova (Canadá), em busca do "fiel amigo" dos portugueses .

O Museu Marítimo de Ílhavo oferece aos seus visitantes cinco exposições permanentes :

Sala da Faina Maior/ Cap. Francisco Marques

A Odisseia, da Pesca do Bacalhau, está representada na Sala da Faina Maior/ Capitão Francisco Marques. Aqui podemos ver, tocar e entrar numa réplica dos antigos navios da Pesca do Bacalhau.. O veleiro "Faina Maior" evoca e homenageia os Homens que andaram ao bacalhau em condições extremas, em pequenas embarcações, os dóris, pescando à linha, por vezes pagando com a própria vida este penoso trabalho. Nesta sala existe material Audiovisual, e instrumentos de trabalho, originais de época, que mostram como era a vida a bordo, a  angústia das famílias  que ficavam em terra à espera dos que partiam para o Mar.

Sala da Ria

Nesta sala conta-se  como era a visa na Ria de Aveiro. O visitante pode conhecer alguns utensílios relacionados com a extracção do sal e a Apanha do Moliço, duas fortes industrias da região de Aveiro. É também possível ver as embarcações típicas, em tamanho real,  da Ria como o Moliceiro, utilizado na apanha do Moliço e um Saleiro que servia para extrair o sal da Ria



Sala das Conchas e Algas

Nesta sala podemos encontrar parte de uma vastíssima colecção, a maior do País, de conchas doada ao Museu por Pierre Delpeut em 1965. A outra parte da colecção, que inclui Algas Marinhas pode ser observada nas reservas do Museu.

Sala dos Mares
Aqui o visitante pode ver repélicas,à escala, de embarções de navegação fluvial, costeira  e de mar alto.

Salada Pintura

A Sala de Pintura do MMI contém pinturas de que abrangem duas realidades, a navegação marítima e fluvial e uma realidade mais etnográfica do Concelho de Ílhavo, muitas delas de artistas da região.

Aquário de Bacalhaus

No âmbito das comemorações do 75º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, Câmara Municipal de Ílhavo inaugurou, o Aquário de Bacalhaus do Museu, visando promover o Município como Capital Portuguesa do Bacalhau.  
A construção deste aquário resultou de uma parceria entre o MMI e o Museu Marítimo de Alsund, na Noruega. Museu norueguês assume um papel importante na cooperação institucional, prestando apoio técnico na elaboração e funcionamento do Aquário de Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo,bem como o fornecimento gratuito dos Bacalhaus que  ali vivem.

Localização e Contactos
Av. Dr. Rocha Madahíl
3830-193 ÍLHAVO
Tel: (+351) 234 329 990
Fax: (+351) 234 321 797
Mail: 
museuilhavo@cm-ilhavo.pt

 N 40º 36’ 16.11’’ | 
O 08º 39’ 57.65’’

Horários

Março a Setembro
terça a sábado - 10:00-18:00
domingo – 14:00-18:00

Outubro a Fevereiro
terça a sábado – 10:00-18:00


Agradecimento especial:

Hugo Pequeno, Museu Marítimo de Ílhavo


Vídeos Relacionados





No comments:

Post a Comment