Saturday, May 28, 2016

José Senra, 52, gosta de viajar






Olá a Todos!!

Esta semana iniciamos uma nova rubrica no Património Português Acessível. Chama-se Dica Acessível pretende a partilha de experiências de quem viaja em Portugal  e tem qualquer tipo de deficiência.


Esta semana trazemos o testemunho de José Senra, um minhoto de 52 anos que adora viajar  e pelo que percebo não é a sua deficiência que o impede de viajar

“Olá chamo-me José Senra, tenho 52 anos de idade, casado e ando de cadeira porque nasci com Spina Bífida.
José numa varanda na ilha do Porto Santo
Já viajei muito. Quer pela Europa, quer também pelo Brasil onde já fiz alguns milhares de Kms.
As férias são geralmente feitas em Portugal. As viagens são praticamente todas marcadas na net. A nível de hoteis e de marcação de viagens de avião, quando se aplica.
Adoro Lisboa, mas também gosto muito de Coimbra, Aveiro, Porto, algumas localidades no Alentejo e a minha cidade Natal, Viana do Castelo. 
Viajo tanto só como acompanhado e esse facto, não altera o modo como organizo as viagens. Uso geralmente motores de busca na net e apenas aplico a variável pessoa em cadeira de rodas. Logo a unidade hoteleira terá mesmo acessibilidades, pois isso é o indicado em sites e revistas da especialidade. 
Sempre que necessário escrevo sugestões ou faço mesmo reclamações nos livros próprios para esse efeito. Ou mesmo voltando a casa, envio emails sugerindo pontos a serem melhorados e salientando também os que já acho estarem perfeitos. 
Já me perderam a cadeira de rodas em aviões, já tive chatices ao tentar apanhar comboios que não eram acessíveis, já desisti de fazer viagens de longo curso em autocarros porque simplesmente não estão adaptados, etc.
Felizmente hoje em dia em muitas cidades deste país (Portugal), os transportes urbanos já começam a ser inclusivos, o que melhora substancialmente a mobilidade a todas as pessoas.”.




Se quiserem seguir o exemplo do José  sigam este link , respondam às perguntas   e enviem-nas acompanhadas de uma ou duas fotografias  com a respetiva  autorização de publicação para accessibleheritage@hotmail.com .


Todas as “entrevistas” serão publicadas.

No comments:

Post a Comment