Wednesday, June 1, 2016

Fortaleza de Santiago, Sesimbra




 A Fortaleza de Santiago situa-se na frente marítima Sesimbra, marcando a fronteira entre as Praias do Ouro e da Califórnia. Durante dois anos sofreu obras de requalificação e está agora acessível a cadeiras de rodas.




A sua estrutura primitiva remonta ao século XV, no reinado de D.Manuel I, quando foi ali construída uma fortificação que estava inserida numa rede de Fortalezas que ia de Almada a Setúbal.  Durante a dinastia filipina é atacada por corsários ingleses e sofre graves danos.  A estrutura atual remonta ao Reinado de D. João IV que mandou reconstruir a fortaleza. A obra esteve a cargo de um arquiteto militar holandês e padre jesuíta João  Cosmander..

No século XIX, a fortaleza perde a sua vocação defensiva e é cedida à Alfândega e posteriormente à Guarda fiscal . Já No século XX, em 29 de Setembro e 1977 é considerada monumento nacional.

Depois de dois anos de obras de requalificação, a Fortaleza de Santiago reabriu as suas portas ao público em Junho deste ano.

Todo o edifício é acessível a pessoas em cadeiras de rodas, dispondo de uma passadiço em madeira que cobre toda a estrutura, rampas de acesso e um elevador de acesso ao patamar superior.

No que toca a exposições, existem temporárias e permanentes. A exposição permanente conta a história dos primórdios do edifício até aos nossos dias .

Existe uma cafetaria com uma vista fantástica para as praias ,para o Atlântico e para a lota, uma das mais movimentadas do país. É possível comprar artesanato da região. O posto de Turismo também faz parte dos serviços prestados. A entrada é grátis para todos.

Fonte:

www.cm-sesimbra.pt

Contactos

Fortaleza de Santiago
Rua da Fortaleza
2970 Sesimbra
Horário
Das 9.30 às 2h
Entrada gratuita

Posto de Turismo de Sesimbra
Telefone:
21 228 85 40 | 93 245 60 98
E-mail:
turismo@cm-sesimbra.pt
Horário
Das 9.30 às 20h

Localização GPS

38°26'34.81"N

 9° 6'4.42"W



No comments:

Post a Comment