Saturday, February 2, 2013

Teatro Nacional D.Maria II com acessibilidades

O Teatro Nacional D.Maria II dispõe de facilidades para pessoas com mobilidade reduzida e pessoas surdas poderem assistir a peças de teatro ou para poderem visitar o edifício. Existem descontos especiais para cidadãos portadores de deficiência .

Localizado em Lisboa, o Teatro Nacional D. Maria II, dispõe de instalações acessíveis e serviços pensados para pessoas com mobilidade condicionada. As salas Garrett e Estúdio são totalmente acessíveis por elevadores e plataformas elevatórias. O salão Nobre está parcialmente acessível. Há visitas guiadas com percurso acessível. Existe casa de banho para espectadores com mobilidade condicionada assim como  estacionamento dos espectadores com necessidades especiais.
Fonte/ Source:embaixada-portugal-brasil.blogspot.com
Os espectadores surdos podem assistir semanalmente, aos domingos à tarde. As sessões com Interpretação em Língua Gestualmente Portuguesa. nos  espetáculos de carreira. Estes serviço está sujeito a marcação prévia  até 7  dias antes da realização da sessão.

História

 Em Setembro de 1836, Portugal tinha acabado de sair de uma guerra civil. Passos Manuel, então Primeiro Ministro,  influenciado pelo ambiente romântico que circulava por toda a Europa, encarrega o escritor e político Almeida Garrett de criar e organizar  e construir um Teatro Nacional que contribuísse a educação do Povo. Garrett ficou também encarregue de criar a Inspeção-Geral dos Teatros e Espetáculos Nacionais, o Conservatório de Arte Dramática, instituir Prémios de Dramaturgia e regular direitos de autor . Foi escolhido um edifício provisório, o teatro da rua dos Condes. Ainda em 1846,o novo Teatro Nacional, ficaria definitivamente instalado no palácio dos Estaus, antiga sede da Inquisição. Em 1842, iniciam- se as obras de reconstrução, sob orientação do arquiteto italiano Fortunato Lodi

 O Teatro Nacional D. Maria II foi inaugurado a 13 de Abril de 1846,pelas comemorações do 27º aniversário da Rainha D. Maria II. A peça ,então levada ao palco, era um drama histórico, em cinco atos " O Mágico e os 12 de  Inglaterra" de Jacinto Aguiar Loureiro.

 Com a Implementação da República , a 5 de Outubro  de 1910,o teatro passou a chamar-se Teatro Nacional Almeida Garrett. Em 1964, o edifício sobre um violentíssimo incêndio, do qual, apenas sobram as paredes. Após vários anos de obras de reconstrução, reabre ao público, em 1978, tal como o conhecemos hoje em dia.

Bolsa de Voluntariado

Existe uma bolsa de voluntariado do Teatro Nacional D.  Maria  II. Uma das suas missões é a aproximação à Sociedade Civil . Os voluntários podem beneficiar de uma formação cultural e desenvolvimento das suas competências na área do teatro.

 
 
Contactos

Teatro Nacional D. Maria II

Praça D. Pedro IV

1100-201 Lisboa

T.: 213 250 800


Bilheteira

T.: 800 213 250 (chamada gratuita)

4.ª a sáb. 14h às 22h wed. to sat. 2 p.m. to 10 p.m.

3.ª e dom. 14h às 19h tue. and sun. 2 p.m. to 7 p.m.

Metro

· Rossio

· Restauradores

Autocarro / Bus (Carris)

711 - 714 - 732 - 736 - 737 - 759 - 760 / Aerobus Linha 1 (City Center)

Elétrico

12E - 15E

Comboio

Estação do Rossio

Localização GPS

N 38º 4` 42.0096"

W 7º 55` 37.4514"

 
Fontes


Textos relacionados
 
Teatro: “M-Show” em Língua Gestual Portuguesa
 
 
 

 

No comments:

Post a Comment