Wednesday, December 12, 2012

Biblioteca Sonora do Porto


A Biblioteca Pública Municipal do Porto,através, da Biblioteca Sonora do Porto disponibiliza fonogramas não musicais ou “livros falados”, a pessoas cegas ou amblíopes. Este serviço está disponível em meio físico em também tem alguns títulos na internet.
A Biblioteca Sonora do Porto está ao serviço da população invisual e amblíope desde Novembro de 1971. Os criadores deste projeto inspiraram-se no Royal Institute for the Blind Students Tape Library.
A missão desta biblioteca é proporcionar leitura gravada a deficientes visuais.
Este serviço é exclusivo para pessoas invisuais e amblíopes. Para aceder aos fonogramas é necessário um pré registo, o qual terá que ser autenticado pelos serviços da biblioteca. Após a autenticação ter sido efetuada o utilizador terá acesso direto a todas as obras disponíveis em espaço físico e na internet.

As obras disponíveis rondamos 6 000 títulos, cerca de 60 mil horas de som, que  abrangem todas as áreas do conhecimento humano, géneros literários e temáticos, Na internet o número de áudio-livros é de cerca de 500.

Devido a restrições orçamentais a gravação dos áudio-livros é feita pot voluntários da biblioteca, normalmente pessoas ligadas à área da Comunicação. Caso pretenda ser voluntário pode formalizar a sua candidatura na Biblioteca Pública Municipal do Porto ou através do SMAV – Serviço Municipal de Apoio ao Voluntariado.

Fontes:

http://arquivodigital.cm-porto.pt/Conteudos/Conteudos_BPMP/BDigital/Projectos/BSDigital.htm

http://jpn.c2com.up.pt/2012/03/16/livros_biblioteca_sonora_do_porto_celebra_40_aniversario.html

Contactos:
Rua Dom João Iv 17, 4049-017 Porto
Telefone/ Telephone: 225 193 480 
 
Localização GPS

41° 8'46.22"N 41°
 8°36'6.33"W 



 

Videos relacionados/


No comments:

Post a Comment