Wednesday, April 15, 2015

Entrada livre: Ruínas Romanas de Tróia


Inseridas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dia 18 de Abril, irão haver visitas gratuitas à Basílica paleocristã nas das Ruínas Romanas de Tróia, no concelho de Grândola. Este complexo tem acessibilidades a pessoas em cadeiras de rodas .

A Basílica paleocristã construída por volta do século V, uma das mais antigas da Península Ibérica, está inserida no conjunto das Ruínas romanas de Tróia, que constituem o maior complexo de salga e conserva de peixe conhecido do Mundo Romano. Deste edifício destacam-se os padrões geométricos , os marmoreados com motivos naturais, algo muito presente na cultura paleocristã.

fonte:www.troiaresort.pt
Neste dia, entre as 16:00 e as 17:30, será possível visitar gratuitamente a basílica e complexo. Este complexo  têm  um percurso acessível a pessoas em cadeiras de rodas.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) membro da UNESCO.  Sob o tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar” decorrerão em todo o País iniciativas que darão a conhecer ao public vários monumentos  e eventos possíveis de visitor gratuitamente.  O objetivo deste dia é sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.


Inserida no evento do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios decorrerá uma apresentação “A Pintura Mural da Basílica de Tróia”, às 15h00, no Clubhouse do TROIA GOLF Championship Course, que contará com a participação de representantes da Universidade Nova de Lisboa e da empresa Mural da História, responsável pelos trabalhos de restauro das pinturas.

Na preservação das Ruínas Romanas de Tróia várias estão envolvidas várias entidades: a Sonae Capital proprietária dos terrenos onde sítua o complexo arqueológico, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) – que, desde 2014, apoia os trabalhos de conservação e restauro na Basílica – e da Fundação Buehler-Brockhaus .


As visitas ao Complexo das Ruínas Romanas estão sujeitas a marcação através de:

Tel.: 265 499 400
Telm.: 939 031 936 
E-mail: arqueologia@troiaresort.pt

Ver também:


Fonte: 

Distritoonline.pt

www.patrimoniocultural.pt

www.troiaresort.pt 

Videos Relacionados:








No comments:

Post a Comment