Por Ricardo Shimosakai
Fonte: Turismo Adaptado |
Os
aeroportos e as companhias aéreas
oferecem serviços de apoio aos passageiros com deficiência, mas são suficientes
os aeroportos e companhias aéreas que oferecem serviços de apoio ao passageiro
com deficiência, mas serão suficientes?
No
México, 5,1 % da população tem alguma incapacidade, é dizer , que mais de 5
milhões de pessoas, de acordo com INEGI (Instituo nacional de Estatística
mexicano) e os outros 95% da população têm direito a viajar de avião e usar as infraestruturas aeroportuárias do país.
Atualmente,
os aeroportos do México contam com facilidades e instalações que oferecem
serviços para pessoas com incapacidade motora, visual, auditiva ou mental.
O
Aeroporto Internacional da cidade do México e as linhas aéreas oferecem
serviços pra pessoas com capacidades diferentes
possam movimentar-se conforme as suas necessidades.
Os
terminais contam com elevadores, tapetes rolantes, rampas eléctricas, casas de
banho, transporte em minibus.
As
companhias aéreas também oferecem serviços especiais para os seus passageiros
com incapacidades , por exemplo, Aeroméxico e Volaris contam com acessibilidade
a cadeiras de rodas , sinalética e outras facilidades como ser acompanhado por
um cão guia, além da assistência do seu pessoal tanto no ar como em terra.
É
importante, independentemente com que companhia se viaje, informar com
antecedência a companhia aérea sobre as incapacidades do passageiro para
receber apoio oportuno e de qualidade.
Apesar de todos este serviços, tanto nos aeroportos
como como as companhias de aviação ainda têm algumas carências no apoio das
pessoas com incapacidade, de acordo com Laura Bermejo, Vice presidente da
Associação Libre Acceso ( Livre Acesso).
No aeroporto da Cidade do México um dos principais problemas
é a falta de cadeiras de rodas e o seu mau estado.
Os
passageiros com incapacidade também se submetem aos filtros de segurança dos
aeroportos, sem dúvida, um dos principais problemas é que “o pessoal carece de
formação para atender pessoas com deficiência”, menciona Laura Bermejo.
Nos aviões, apesar do apoio dos assistentes de bordo,
existem várias dificuldades. Algumas das
principais são que nem todas as aeronaves contam com assentos para pessoas com
incapacidade motora ou não contam com sinalização em Braille para pessoas
cegas.
No despacho emitido
pela Direção Geral de Aeronáutica Civil e a SCT em novembro de 2013
estabelecem-se vários pontos para homologar critérios operativos e de
infraestrutura na prestação de serviço
de transporte aéreo a pessoas com incapacidade.
“Os passageiros com incapacidade não querem um tratamento
especial, procuram um tratamento de
acordo com as suas necessidades” refere Laura Bermejo
Fonte:
Turismo Adaptado
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